110 anos de evangelização católica no distrito de Poços

Conheça um pouco da história do desenvolvimento da Fé Católica no distrito de Poços, bem como os frutos colhidos.

Por Messias Machado (texto adaptado)

11/11/2020

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O início da evangelização no povoado de Poços é datado no ano de 1911 com a construção da primeira igreja. Uma igrejinha, estruturada com madeira de cipó e rebocada com barro tendo como padroeiro São João Batista, escolhido pela família dos Ricardos (primeiros moradores) que também ajudaram na construção da capela.

As primeiras atividades pastorais foram as celebrações da Santas Missas, sempre no período da manhã, pois apenas Missas natalinas eram realizadas à noite. Somente em 1928 é acrescentada a capelinha uma sacristia adjunto, sendo assim um sinal da expansão da evangelização.

Não sabe ou certo a origem da imagem de São João Batista, uma hipótese levantada pelo cura da Paróquia de Santo Antônio de Campo Formoso, frei José Davi OFM, ela é oriunda da antiga igreja matriz de Santo Antônio devido a semelhança do material na qual é moldada e os olhos de cristais em relação a outras imagens. Possivelmente foi construída em algum país da Europa.

A imagem de Santa Luzia foi adquirida pelo sacristão Chico Batista em 1917. Isto porque o povo já fazia muitas promessas pedindo por sua intercessão, principalmente pela saúdes dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz. Naquele mesmo ano, foi realizada a primeira festa de Santa Luzia.

Aquela igrejinha de taipa, apresenta diversos problemas estruturais e no ano de 1940 é derrubada e no mesmo local é erguida outra maior, agora construída de adobe, sendo essa a segunda capela da comunidade.

Nos últimos cinco anos da década de 1970, mais uma vez a capela veio a ser demolida agora por causa da construção de uma rodovia que liga o distrito de Poços a sede do município. No alto da povoação, a terceira igreja foi construída projetada pelo arquiteto Mário Mendonça de Oliveira, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), filho de Dr. Armindo Simões de Oliveira. O projeto inicial contava somente com o corpo da igreja. Com o passar do tempo, a capela tornou-se pequena em relação ao número de fiéis sendo necessário acrescentar duas partes laterais. A terceira igreja é a atual e conta com um grande centro catequético que foi inaugurado no ano de 2000.

Neste dia tão especial, os fiéis católicos sentem-se gratos por terem a oportunidade de celebrar os 110 anos de Igreja Católica em Poços. Quão ímpar é ver o desenvolvimento da fé que foi semeada a muitos anos atrás e hoje tem-se a oportunidade de colher dos frutos.

Parabéns comunidade de Poços pelos 110 anos de evangelização!!!

REFERÊNCIAS:

Blog do Professor Jasson. http://professorjassonoliveira.blogspot.com/2014/08/a-igreja-catolica-em-pocos.html