Distrito de Poços realiza os festejos em honra a São João Batista

No distrito de Poços, o mês de junho, especificamente, dia 24, é sempre marcado pela tradicional festa em devoção ao seu santo e excelso padroeiro, São João Batista.

Por Josenivton Lopes

29/06/2022

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Andor de São João Batista - RC News

O novenário em honra ao glorioso mártir de Cristo e precursor do Salvador, São João Batista é realizado entre os dias 15 à 24 de junho, na comunidade de Poços. Nessa comunidade, a festa do santo padroeiro contou com uma programação diversificada e bastante organizada, que proporcionou aos fiéis católicos a participação em vários momentos da novena.

A novena iniciou-se na manhã do dia 15, com uma alvorada saindo da capela de São João Batista de Poços, seguindo em direção a algumas ruas da comunidade, e depois, retornando a capela para o hasteamento da bandeira e a oração da novena. No mesmo dia, à noite, a abertura dos festejos continuou, com uma carreata pelas ruas, saindo da capela de São Sebastião, no bairro D’janira Galvão, em direção a capela de São João Batista, onde os motoristas foram aspergidos com água benta e assim, abençoados pelo sacerdote. Logo depois, aconteceu a missa de abertura dos festejos.

Na manhã do 5° dia novena, os vaqueiros das diversas comunidades da Paróquia de Santo Antônio de Campo Formoso, reuniram-se na capela de Santa Luzia, no bairro Bela Vista, em concentração para a saída da cavalgada pelas ruas da comunidade, seguindo em direção à frente da capela de São João Batista para participarem da Santa Missa em homenagem aos vaqueiros. Na sexta noite da novena, aconteceu o rito da novena e adoração ao Santíssimo Sacramento com a presença do pároco, Frei José Davi, OFM.

A comunidade também pôde contar com a presença de dois missionários que ministraram uma riquíssima formação sobre as verdades e o real seguimento da fé católica. No dia 23, a novena e Missa ocorreram às 16h, foi presidida pelo Padre João Zacarias. No dia 24, dia do padroeiro, profeta São João Batista, aconteceram duas Missas, uma na parte da manhã, como de costume, a tradicional missa das intenções, foi presidida por Frei José Davi. E outra no período da tarde, a Santa Missa Solene, presidida pelo Reverendíssimo Bispo da Diocese de Senhor do Bonfim-BA, Dom Hernaldo Farias, SSS.

Logo após o término da Santa Missa de encerramento do novenário, ocorreu uma belíssima procissão pelas ruas da comunidade e voltando em direção a capela de São João Batista, onde teve a bênção do Santíssimo em frente à capela. Assim foram os 10 dias de festa, a comunidade pôde contar com a celebração da Santa Missa todos os outros dias do novenário, onde as mesmas foram presididas pelos Frades da Fraternidade da Paróquia de Santo Antônio: Frei José Davi, OFM; Frei Dennys Santana, OFM; Frei Ricardo Gomes, OFM. E pelos Padres/Frades filhos desta terra, Padre João Zacarias; Frei Rogério Rodrigues, OFM. e Frei Janael Vieira, OFM.