Comunidade de São João Batista celebra seus 110 anos de evangelização no povoado de Poços

A evangelização católica teve início no povoado de Poços a partir do ano de 1911 e está presente até os dias atuais.

Por Josenivton Lopes

16/11/2021

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Fotografia por RC News

No último dia 11, a comunidade católica de São João Batista de Poços celebrou o seu aniversário de 110 anos de evangelização nesse distrito. A evangelização católica teve início no povoado a partir do ano de 1911 e está presente até os dias atuais.

Ouça a reportagem

Neste mês de novembro, a comunidade celebrou a passagem dessa data (11/11) que marcou o início do anúncio do evangelho nessas terras. Na Santa Missa celebrativa, Frei José Davi OFM. trouxe uma mensagem para os fiéis católicos nesse dia de festa, que foi retirada do Evangelho de Lc 17,20-25, mostrando que “O Reino de Deus está entre vós”. Frei Davi comentou que esse Reino de Deus foi instalado na comunidade há 110 anos, por meio de três grandes sinais que ele os destacou bem; o primeiro é a Eucaristia,

“somos o povo de Deus em torno da mesa do Senhor”

e que aquela celebração era o momento ímpar para render graças a Deus

“porque há 110 anos nós somos alimentados pelo Pão que literalmente desce do Céu para nós, a Eucaristia, Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo que nos faz comunhão, ser um povo unido aos nossos pastores e nos faz igreja”.

Também convidou a comunidade a fazer memória de tantos membros que se doaram ofertando gestos tão simples e pequenos, que muitas vezes são tão esquecidos e só a Eucaristia ensina a valorizar esses gestos. Esses membros também se alimentaram da Eucaristia e tornaram-se um testemunho de fé.

O segundo sinal é a dimensão da Palavra, comentou que os primeiros pregadores foram os Padres que por aqui passaram evangelizando, mas também é importante lembrar que quando os Padres não podiam vim, sempre tinha alguém da comunidade que animava na fé e que com simples e poucas palavras, eram iluminados pelo Espírito Santo e esclareciam as verdades do Evangelho.

Convidou a assembleia a lembrar da quantidade de leigos que há na comunidade e que tem facilidade em pregar a Palavra, pois, cada um do seu jeito, participa da missão evangelizadora da Igreja, comprometendo-se a evangelizar também.

O terceiro e último sinal, é a dimensão missionária que engloba a responsabilidade com Cristo e com a Igreja de anunciar a Palavra de Deus que é Cristo Jesus. Ser grato ao Senhor por tudo o que Ele fez ao longo desses 110 anos. A celebração do aniversário da comunidade foi concluída com a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.