Sentimos a dor dos irmãos da Igreja do Chile

As duras imagens da Paróquia da Assunção e a igreja de São Francisco de Borja, em Santiago-Chile é de partir o coração.

Por Frei Mendelson Branco

22/10/2020

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Fonte: Imagem/Reprodução Twitter

Começo essa reflexão com um trecho da encíclica mais atual do nosso santo padre o Papa Francisco:

“Cada ato de violência cometido contra um ser humano é uma ferida na carne da humanidade; cada morte violenta diminui-nos como pessoas. A violência gera mais violência, o ódio gera mais ódio e a morte, mais morte. Temos de quebrar esta corrente que aparece como inelutável”. (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 227)

As duras imagens da Paróquia da Assunção e a igreja de São Francisco de Borja, em Santiago-Chile é de partir o coração. O Papa Francisco ao final de uma audiência geral no dia 23 de outubro de 2019 falou sobre a situação dos protestos no Chile que resultou nestes atos no dia 18 de outubro de 2020:

“Acompanho com preocupação o que está acontecendo no Chile. Faço votos de que, colocando fim às manifestações violentas, através do diálogo se trabalhe para encontrar soluções à crise e enfrentar as dificuldades que a geraram, pelo bem de toda a população.” (Papa Francisco) Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-10/papa-francisco-apelo-chile-dialogo-enfrentar-dificuldades-crise.html

Creio que o problema não está em manifestar sobre seus direitos, o problema está na forma que se é manifestado, os atos violentos de alguns que fizeram este protesto no Chile foi um grande desrespeito a Fé, o Chile é um país com grande números de Cristãos e Cristãs católicos em 2017 em uma população de 18,3 milhões de chilenos 59% professavam a fé católica, e neste momento estes Cristãos, assim como nós também nos sentimos feridos ao ver tais Igrejas que são locais sagrados sendo queimados e profanados.

A Conferencia Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) falou em uma carta endereçada a conferencia episcopal do Chile:

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, através de sua presidência, vem manifestar fraterna solidariedade com a Igreja no Chile, em razão dos violentos atos de vandalismo sofridos. Roga ao Deus da Paz que permaneça fortalecendo os irmãos bispos e demais cristãos chilenos, na missão de colaborar para que a paz social seja restabelecida. De fato, não há como aceitar a violência como solução para os problemas de uma nação. A violência desumaniza os povos, fere pessoas, destrói patrimônios e macula a história. “

Palavras profundas dos Bispos do Brasil que devem ser ecoadas por nós Igreja Católica Apostólica Romana presente aqui em terras brasileiras, nós nos unimos a voz de nossos Bispos “A violência desumaniza os povos fere pessoas, destrói patrimônios e macula a história.”, lembremos que nossa Santa Mãe Igreja é testemunho de comunhão, e quando sofre a Igreja do Chile também nós sofremos e nos solidarizamos com nossos irmãos e irmãs.

Irmãos e irmãs olhando um pouco para a nossa realidade atual parece que nestes tempos não está havendo lugar para o diálogo, aqui também no Brasil. Sofremos com certos extremismos, polarizações e linguagens violentas que podem resultar em intolerâncias. Percebo o quanto estamos ficando intolerantes, politicamente, religiosamente, racialmente etc, nossas conversações aos poucos vão se tornando agressivas, contemplemos as palavras da encíclica do Santo padre o Papa Francisco “A violência gera mais violência, o ódio gera mais ódio e a morte, mais morte. Temos de quebrar esta corrente que aparece como inelutável”. (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 227) reflitamos estas palavras cheias de sabedoria e que buscam semear a paz entre nós.

Rezemos profundamente os acontecimentos da Igreja no Chile, rezemos por nossos irmãos e irmãs que passam por esse vale de lágrimas e rezemos também por nós, para que cada vez mais cresçamos no diálogo e na unidade como igreja de Cristo, com sua diversidade de pensamentos e dons, mas em comunhão em Cristo Jesus.

Fontes:

http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/569011-o-papa-visitara-o-chile-numero-de-catolicos-diminuiu-para-59-em-uma-decada

https://www.acidigital.com/noticias/bispos-brasileiros-se-solidarizam-com-igreja-no-chile-apos-ataques-51296

https://www.arquidiocesedegoiania.org.br/comunicacao/noticias/1417-solidariedade-a-igreja-no-chile