A família à luz da palavra sagrada

O tema em questão trata-se de uma live realizada no dia 9 de abril desse ano a convite do Sistema Renovar em Cristo. Nesse texto, realizei algumas adaptações do que foi refletido naquele dia. Assim, a finalidade principal é mostrar passagens bíblicas que falam da família, e refletir sobre o objetivo da família tendo como referência tais passagens, ou seja, a palavra de Deus.

Por Genival Carvalho

05/04/2021

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Sagrada Família de Nazaré - Fotografia: Adora Comunicação Católica

Antes de adentrar propriamente nas passagens bíblicas, farei uma breve introdução sobre aspectos referente à família. De modo geral, procurei realizar nesse texto uma análise sobre a prática da família à luz da palavra sagrada, e a partir de algumas passagens bíblicas podermos perceber os valores presentes nelas, como por exemplo: confiança, perseverança, união e, claro, o amor. Lembrando que o amor não se expressa somente no dizer “eu te amo”, mas, principalmente, de forma mais viva no cuidado, na atenção ao outro. E com isso entender o papel e a importância da família de proporcionar um ambiente que surjam bons cristãos.

Uma coisa é importante entender, que toda família tem praticamente os mesmos problemas, os problemas só estão em endereço diferentes. Com isso, a questão é como cada família encara esses problemas. Assim, o diálogo, a oração, a espiritualidade é de fundamental importância. Nesse sentido, a palavra de Deus nos traz um caminho certo a seguir.

No contexto familiar e social, é fundamental também aceitar o outro como ele é. Uma vez que, cada pessoa tem seu jeito de ser, e aceitar-se como você é, no sentido de reconhecer suas dificuldades, mas também suas capacidades, sempre pensando que podemos de alguma forma crescer espiritualmente e humanamente, pois todos somos filhos e filhas de Deus. 

Sendo assim, não vamos pensar em família somente a que temos uma ligação sanguínea. No âmbito religioso, podemos dizer que, cada comunidade de Poços, como a de São João Batista, do bairro Bela vista – Santa Luzia, do bairro Djanira Galvão – São Sebastião são uma família, as comunidades evangélicas também são uma família, e juntos formam uma única família pela graça de Deus. Se a humanidade compreendesse e vivenciasse essa graça, se trabalhasse mais essa consciência familiar em nossos corações, o mundo seria diferente do qual o vemos hoje. 

O mundo precisa muito que as pessoas exerçam a empatia, o amor ao próximo, e deem um significado muito maior ao dom da vida, da família que Deus nos concede. Pois diariamente vemos a vida ser ceifada por muito pouco, coisa que uma conversa simples poderia resolver se houvesse mais amor no coração, mas o ser humano, não todos, parece estar fora de si, sem o mínimo de controle emocional e racional, isso por conta da falta da presença de Deus em sua vida.

A partir de agora, vamos ver algumas passagens bíblicas, começando com a promessa da salvação feita por Paulo e Silas, Atos dos Apóstolos – 16,31,

Crê no Senhor Jesus e te salvarás com tua família”.

Acreditar, confiar em Cristo são aspectos fundamentais para a família cristã continuar com a sua missão de amar um ao outro, de construir um ambiente no qual todos posam sentir-se amado, um ambiente de fé, de espiritualidade. Jesus deve sempre ser o centro de nossa vida e de nossa família.

Outra passagem bíblica escolhida é a de João 2, 1-11, que fala das bodas de Caná, onde acontece um casamento em Caná da Galileia com o relato do primeiro milagre de Jesus. Nessa passagem, Maria incentiva a Jesus realizar seu primeiro milagre ao transformar água em vinho. Tal passagem nos mostra o papel de Maria no projeto de salvação de Deus, sendo assim, não poderia deixar de lembrar a família de Nazaré. Maria, José e Jesus. 

Referente ao tema família, Jesus quis vir ao mundo por meio e no meio de uma família, como nos diz a passagem do evangelho de João 1,14 –

E a palavra se fez carne/homem e habitou entre nós”.

Jesus é o centro da família de Nazaré, bem como deve ser o centro de nossa família, de nossa vida como ressaltei anteriormente. Desde o nascimento até a morte de Jesus, somente uma pessoa esteve sempre presente, Maria.

Essa outra passagem bíblica a seguir é muito conhecida como também é bem significativa, trata-se da passagem do Filho pródigo, em Lucas 15, 11-32. Para resumir, o filho mais novo pede ao pai toda a herança que lhe cabe e sai pelo mundo a gastá-la, o dinheiro acaba e ele se vê em uma situação muito crítica, chega até mesmo a passar fome. Quando ele cai em si, lembra que os empregados do seu pai vivem muito melhor do que a situação que ele se encontra. Então, ele decide voltar. Seu pai, que sempre o esperava o avista de longe e o acolhe de braços abertos. E mais, faz uma grande festa, pois encontrou seu filho que estava perdido.

Fica uma mensagem forte dessa passagem, do perdão. O perdão precisa ser um exercício diário. Trata-se do nosso grande desafio como ser humano, como cristão. E se não buscarmos o estado de graça pelo exercício da oração, da intimidade com Cristo, fica muito mais difícil. Pois antes do perdão, é necessário olhar para a ferida feita pelo outro e primeiro cicatrizá-la, e esse processo é demorado. Precisa, além de um diálogo consigo mesmo, do exercício da oração. Pedir que Cristo nos conceda essa capacidade por mais difícil que ela seja.

Já que falamos do perdão, como diz a passagem de Efésios 4, 32 –

Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus perdoou a vocês em Cristo”.

Perdoar é também olhar para minha condição de ser humano, de pessoa que também comete falha.

A passagem da prostituta que estava preste a ser apedrejada, que se encontra no evangelho de João 8, 1-11, Jesus faz com que aquelas pessoas coloquem a mão na consciência, e transmite-nos também essa mensagem. Como que nós que temos pecados semelhantes ou maiores devemos condenar nosso próximo? Jesus mostra que o mais importante em nossa vida é a busca da conversão ao invés de julgar, condenar alguém. Não nos cabe esse papel.

Assim, a última passagem bíblica diz respeito a que Jesus cura um cego de nascença, João 9, 1-9. Nessa passagem, os discípulos questionaram se essa condição era culpa dos pecados dele ou de seus pais, e Jesus responde:

nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”.

Deste modo, por mais que nossa família, nossa comunidade passe por dificuldade, ela deve está com o coração aberto para a ação do Espírito Santo e superar tais dificuldades, mesmo que não seja no exato momento da dificuldade, para que nela se manifeste a obra de Deus. Devemos entender que boa parte dos problemas que passamos se faz necessários para crescemos como pessoa, como cristão.

Voltando um pouco ao tema da família de Nazaré. No último Ângelus de 2018, o Papa Francisco disse:

Eis porque a família de Nazaré é santa: por estar centrada em Jesus”.

Ele também ressalta a passagem que a família de Nazaré foi à Jerusalém para a Festa da Páscoa, mas na viagem de retorno, Maria e José percebem que seu filho de doze anos, Jesus, não estava na caravana. E depois, como diz Francisco,

de três dias de busca e de medo, o encontram no templo, sentado entre os doutores, decidido a discutir com eles”.

Maria e José ficam admirados com a cena.

A família de Nazaré e os doutores das leis ficaram maravilhados com as palavras de Jesus naquela idade, com as palavras sábias que Ele proferia, e demonstrando um grande conhecimento da tradição. Segundo o Papa Francisco,

“Maravilhar-se é abrir-se aos outros, compreender as razões dos outros: essa atitude é importante para curar relacionamentos comprometidos entre as pessoas e é também indispensável para curar feridas abertas no âmbito familiar”.

Enfim, além do maravilhar-se em relação a compreender o outro como uma atitude fundamental de um relacionamento sadio. Temos também que maravilhar-se com o amor de Jesus por nós e perceber seu amor, sua misericórdia e humildade. E esse perceber só é possível à luz da fé, do Espírito Santo, da oração, da vivência e estudo da palavra de Deus. É preciso que a gente queira esse maravilhar-se. Não há outro meio para o cristão e a família ficarem firmes e confiantes em Jesus que não seja estarem com os olhos fixos Nele e viver segundo a sua palavra.

Um abraço fraterno!

 

REFERÊNCIAS:

Bíblia Sagrada: Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 1990.

Texto de Jackson Erpen – Cidade do Vaticano. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-12/papa-francisco-angelus-30-dezembro-2018.html. Acesso em 5 de abril de 2020.