Retiro Paroquial da Pastoral do Batismo: dia de profunda comunhão para a Igreja

A Igreja nos ensina que o Batismo validamente recebido imprime na alma uma marca espiritual indelével, ou seja, uma inscrição inapagável, permanente.

Por Ivanice e Maria Lúcia

24/03/2022

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Santa Missa de encerramento celebrada por frei Dennys Santana, ofm - RC News

“Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz dizendo: “ Este é meu filho amado, que muito me agrada”. (Mt 3,16-17)

O Batismo é o sacramento instituído por Jesus Cristo, que nos faz seus discípulos e nos regenera para a vida da graça, através da purificação com água e a invocação de Deus que é Pai, Filho e Espirito Santo.

A Igreja nos ensina que o Batismo validamente recebido imprime na alma uma marca espiritual indelével, ou seja, uma inscrição inapagável, permanente. É o sinete inextinguível de Deus cravado “ad aeternum” em nossas almas. Visto que esse sacramento imprime caráter, ele não pode ser repetido, batiza-se, portanto, uma única vez.

Louvado seja Deus, que tem permitido aos membros do Sistema Renovar em Cristo desfrutarem de momentos de verdadeira comunhão, a exemplo do Retiro Paroquial da Pastoral do Batismo, que ocorreu no último domingo, 20 de março, na comunidade São João Batista de Poços, distrito de Campo Formoso/BA. O encontro, organizado pelas coordenadoras Ivanice e Maria Lúcia, juntamente com o diretor espiritual da Pastoral do Batismo, frei Dennys Santana, contou com a presença dos Catequistas do Batismo do regional de Poços e Sede.

+ Seja um Sócio Evangelizador e colabore com o trabalho do Sistema Renovar em Cristo (clique aqui)

A programação do evento, precedida pela Oração Inicial, foi repleta de atividades para edificação dos fieis, estendendo-se por todo o dia. Confira os detalhes no resumo a seguir:

8h30 | Oração Inicial

9h | Ofício da manhã com o seguinte refrão: “Ah, se o povo de Deus no Senhor cresse! Ah, se hoje ouvisse a sua voz” (leitura e reflexão acerca do Santo Evangelho de Jesus, segundo São João 1,3-6).

10h | Lanche

10h30 | Mensagem ou Reflexão: “Deserto ou oração pessoal”. O frei enfatizou a importância da oração pessoal e propôs uma reflexão quanto aos diferentes papéis que exercemos no decorrer da vida, como o de cristãos, de catequistas, de membros da comunidade, de profissionais, de pais de famílias, entre outros. Cada um partiu do seu próprio deserto — quer dizer, as perspectivas negativas quanto a diferentes áreas árduas da existência — para o incentivo à busca da presença do Senhor Deus, que é o nosso Eterno Socorro e Auxílio em todas e quaisquer situações. Muitos partiram para os pés do Senhor, momento extremamente emocionante, haja vista a sensação de alívio e amparo que tantos relataram sentir.

11h30 | Partilha com os Irmãos

12h | Almoço

13h | Pregação sobre a Campanha da Fraternidade

13h30 | Apresentação, pelas coordenadoras Ivanice e Maria Lúcia, respectivamente, da “Dinâmica dos Sacramentos” e do cartaz “Ritos do Batismo”.

14h | Interlocução quanto aos documentos elaborados pela Coordenação, visando ao aperfeiçoamento dos trabalhos da Pastoral do Batismo.

15h | Apresentação do cronograma dos encontros nos regionais da Paróquia.

16h | Adoração ao Santíssimo Sacramento

17h | Santa Missa

De fato, o Apóstolo S. Paulo escreveu:

“Todo aquele que está em Cristo é uma nova Criatura. Passou o que era velho: eis que tudo se fez novo!” (2Cor 5, 17).

O batismo é necessário para todos os homens, porque só pelo batismo recebemos a nova vida em Cristo. É por isso que Cristo insiste tanto neste renascer na água e no Espírito Santo.

Quem não renascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus”. (Jo 3,5)

No sacramento do batismo o homem morre para o pecado e ressurge para nova vida, a dos filhos de Deus. Despojado do homem velho e revestido do homem novo que é Cristo (Cl 3, 9-10). E pelo o batismo nos tornamos filhos de Deus e irmão de Jesus Cristo. O Batismo apaga em nós o pecado original e nos comunica a vida nova da graça de Cristo (graça santificante), nos aceita na comunidade dos fiéis (Igreja) e nos faz herdeiros da glória do céu.

O encontro encerrou com a Santa Missa, cume da fé católica. Na ocasião uma criança recebeu o batismo, a comunidade acolheu o batizando e sua família e a cada passo da missa o celebrante prosseguia com um rito batismal, momento “ Divino  e reflexivo a cerca do sacramento do Batismo,” para todas a comunidade.

Agradecemos a todos que estiveram presentes no Retiro, bem como aos que colaboraram com a realização do encontro. Em breve, outros desdobramentos da Pastoral do Batismo poderão ser publicados aqui no Portal RC News. Que todos nós, membros da Igreja de Cristo, permaneçamos cada vez mais unidos, conscientes do privilégio de mantê-la firme, propaga-la, para que assim vivamos bem o nosso Santo Batismo e a Santa Doutrina da Igreja, até que retorne o Senhor.