Coronavírus: Nota de Esclarecimento da Paróquia de Santo Antônio

Paróquia de Santo Antônio de Campo Formoso – BA, lança nota de esclarecimento, nessa terça-feira (17), sobre os impactos da atual situação do país nas atividades eclesiais.

Por Pascom de Campo Formoso

17/03/2020

Nota de Esclarecimento da Paróquia de Santo Antônio

Campo Formoso, 17 de março de 2020

“Buscai o Senhor, já que Ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto” (Is 55,6).

Estimados irmãos e irmãs,
Amados paroquianos e paroquianas,
Paz e bem!

Diante do complexo quadro gerado pela pandemia do Corona vírus, a Paróquia de Santo Antônio manifesta a seus paroquianos uma palavra de esperança, caridade e solidariedade. No dia 16 de março de 2020 estiveram reunidos, no prédio da Secretaria de Saúde, os representantes das Igrejas Cristās do Município de Campo Formoso -BA, sob a condução do secretário de saúde do município e seus colaboradores, com o objetivo de orientar e ditar normas que visam a proteção das pessoas, buscando evitar a contaminação e preservar a vida. Diante do presente Decreto N. 044/2020 formulado pela Prefeitura municipal de Campo Formoso venho ressaltar:

  • “Art.3° para o enfrentamento inicial da emergência de saúde decorrente do Corona vírus – COVID 19, fica suspenso (a) pelo prazo de 30 (trinta) dias, prorrogáveis por igual período, por mais de uma vez, no Âmbito do Município de Campo Formoso:
    • Os eventos públicos e particulares, sejam eles de caráter culturais, esportivos, religioso ou comemorativo, com fins lucrativos, cuja previsão de aglomeração seja superior a 50 (cinquenta) pessoas, em analise ao cenário epidemiológico que justifique tal medida, com possibilidade de revisão qualquer tempo.

Perante o exposto vimos comunicar a toda comunidade católica campo-formosense:

  • Que por motivos de prevenção e obedecendo as orientações das autoridades públicas fica CANCELADA a Procissão de São José que aconteceria no dia 19 de março de 2020 saindo da Capela do convento em direção ao cruzeiro, bem como via sacras a CAMINHADA PENITENCIAL prevista para o domingo 22 de março, procissão do Senhor dos Passos, procissão de nossa senhora das dores, procissão do encontro, procissão do Senhor morto, procissão do Cristo reuniões e encontros que ultrapassem o número de 50 (cinquenta) pessoas.

Como medidas pastorais urgentes e levando em consideração o bem das almas:

  • Redirecionamos nossos horários de missas na igreja matriz aos domingos as 8h, 10h, 16h e as 19h e 30min. Levando em consideração que essas missas poderão serem rezadas nas diversas comunidades da sede de nossa paroquia para melhor facilitar aos fiéis a participação no mistério de Cristo. Consideramos também a importância da assistência sacramental nas comunidades do interior, levando em conta as comunidades que não ultrapassa o número de cinquenta pessoas nas celebrações e possibilidade de terem duas celebrações ao dia.
  • No que se refere a administração dos Sacramentos de Batismo e Matrimonio, bem como celebração de Exéquias não poderão ultrapassar o número de 50 (cinquenta) pessoas. Já no atendimento do Sacramento da Reconciliação os fiéis serão assistidos meia hora antes de cada missa nos lugares de celebração. Qualquer fiel que desejar as que o ultrapassam veremos a conversar com um dos frades entrará em contado com a secretaria da paroquia pelo WhatsApp: 74 98863-9995 ou 3645 – 1835 e agendará a conversa.
  • Incentivamos e encorajamos os fiéis a suplicarem ao Senhor Nosso Deus que tenha misericórdia do seu povo. Para isso convidados e convocamos toda comunidade católica a rezarem o santo rosário em família e em comunidade, o oficio da santíssima virgem, bem como as orações de devoção que conhecemos e que em tempos difíceis rezamos.
  • Peço por caridade que as comunidades que tenham o santíssimo sacramento se reúnam em torno de Jesus eucarístico em grupos pequenos e que o adorem, rezem diante do santíssimo o santo rosário, façam a adoração silenciosa e supliquem ao Senhor misericórdia, as demais se reúnam em torno da imagem do padroeiro a fim de que nossas orações sejam ouvidas e atendidas pelo bom Deus.
  • Disponibilizaremos também meditações e reflexões do evangelho do dia por meio de áudio, vídeos e redes sociais.
  • No intuito de segurança e prevenção recomendamos aos fies que sigam as orientações previstas pela vigilância de saúde a fim de evitar a proliferação do vírus.

No presente momento, em que por motivo de precaução e cuidado com o outro, somos orientados a evitar o aberto de mão e o abraço fraterno dobremos os joelhos em atitude de profunda oração. Nos confiemos aos cuidados maternais da Bem Aventurada sempre Virgem Maria Mãe, Rainha e Padroeira do Brasil e que Santo Antônio, o Santo Milagroso interceda pela Cidade da Fé e por todo povo Brasileiro.

Pe. Frei José Davi dos Santos, OFM.
Pároco

Fechar Menu